Windows Subsystem for Linux (WSL) é o aplicativo oficial da Microsoft para executar sistemas operacionais baseados em Linux de forma nativa no Windows. Essa camada de compatibilidade é obrigatória se você quiser executar uma distribuição GNU/Linux no Windows, como o Ubuntu ou o Debian. Como ele é executado nativamente no kernel do Windows sem exigir emulações pesadas, seu desempenho é praticamente idêntico ao da execução do sistema operacional diretamente no computador.
Em sua versão original, Windows Subsystem for Linux (WSL) permitia apenas o uso do Terminal Linux no Windows, sem a possibilidade de interagir com uma interface mais acessível. No entanto, desde o lançamento do WSL 2, é possível executar aplicativos com uma interface correspondente. Isso é muito conveniente para os desenvolvedores e outros usuários, pois é possível testar o código confortavelmente no Windows sem precisar reiniciar a máquina e iniciar outro sistema operacional.
Para usar Windows Subsystem for Linux (WSL), você deve ter o Windows 10 (2004 ou posterior). Inicialmente, esse componente foi instalado como um módulo opcional nos Recursos do Windows, mas desde novembro de 2022 está disponível como um aplicativo independente que pode ser baixado e atualizado, simplificando sua instalação e uso.
Portanto, se quiser usar o Linux no Windows de forma nativa, baixar Windows Subsystem for Linux (WSL) em seu computador é essencial.
Comentários
Ainda não há opiniões sobre Windows Subsystem for Linux (WSL). Seja o primeiro! Comentar